Páginas

Pesquisar este blog

Pura classe! Saiba tudo sobre figurinos e caracterização de época

Duas primeiras fases da novela trazem trajes delicados e maquiagem básica para retratar décadas de 80 e 90









Bruna Marquezine vai esbanjar charme com os vestidinhos de Helena na segunda fase (Foto: Inácio Moraes/TV Globo)
Tudo muito elegante e clássico. Foi assim que a figurinista Marília Carneiro e o caracterizador Luiz Ferreira imaginaram as roupas, os cabelos e as maquiagens das duas primeiras fases de Em Família, que se passam nas décadas de 80 e 90 no interior de Goiás. Longe dos exageros que marcavam a moda da época, a dupla optou por investir em looks mais atemporais.

Na primeira e segunda fases, os vestidinhos e xadrez imperam no figurino (Foto: Ellen Soares/Inácio Moraes/Pedro Curi/TV Globo) 

Na primeira e segunda fases, os vestidinhos e o xadrez imperam no figurino (Foto: Ellen Soares/Inácio Moraes/Pedro Curi/TV Globo)
"Fizemos três décadas (na novela), foi extremamente trabalhoso e tentei fazer uma época quase neutra, mas tudo com ar antiguinho. Os homens usam camisa para dentro da calça, com cintura mais alta e cinto. Mas as mulheres não têm aquelas ombreiras enormes porque fica muito datado, acho feio fazer caricatura", explica a figurinista, mestre em lançar tendências com suas criações para novelas.





As irmãs Selma (esq.) e Chica abusam de maquiagem em tons pasteis (Foto: Inácio Moraes/TV Globo)
A caracterização criada por Luiz segue a mesma linha "algo que pessoas normais usariam", ele define. Não há exageros, mas sim cabelos mais básicos e maquiagens de tons neutros. "É uma novela naturalista, fala do cotidiano. Gosto de pouca maquiagem, pouco cabelo, ou não passa verdade. Fiz o mais natural possível, deixando as pessoas de cabelo chanel, trazendo um pouco dos anos 70 também, mas nada marcante. Na maquiagem, optei por tons pastéis. Fica mais bonito, natural e dá uma leitura para as pessoas entenderem melhor a novela", detalha.





Cores clássicas e cintura alta para os homens marcam a época na trama (Foto: Pedro Curi / Inácio Moraes / TV Globo)
Além dos looks do momento inicial da novela, a dupla precisa ter outra preocupação em mente: a unidade dos estilos dos personagens, já que na terceira fase eles vivem na época atual. "Fui mantendo os cabelos um pouco parecidos para não haver muitas mudanças na terceira fase, já que mudam os atores. É muita responsabilidade", conta Luiz. Mas claro que vem muita surpresa por aí, afinal está tudo um luxo! Já Marília adianta seu desejo: "Espero que (a novela) lance moda!". Alguma dúvida?
Em Família é uma novela de Manoel Carlos, com direção de núcleo de Jayme Monjardim e direção geral de Leonardo Nogueira. A novela tem estreia prevista para fevereiro.

Inscreva-se para receber novos artigos e informações exclusivas por e-mai

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

FACEBOOK

Postagens populares