Páginas

Pesquisar este blog

Conheça uma doença rara que derrete a pele dos habitantes da cidade de Araras no Brasil.



Uma doença estranha e hereditária está afetando a população de Araras, uma pequena cidade  de Goias, fazendo com que a pele de seus habitantes derreta sob os raios solares. 

Trata-se de um problema genético que causa várias lesões cancerígenas. O xeroderma pitmentosum, abreviado no jargão médico simplesmente como XP, atinge a comunidade rural de uma região montanhosa no centro-oeste brasileiro. 

A doença faz com que a pele de seus habitantes, majoritariamente camponeses, que trabalham todos os dias ao ar livre, fique extremamente sensível aos raios ultravioletas emitidos pelo sol.

Em termos gerais, o XP é muito raro. Nos EUA, estima-se que uma pessoa a cada um milhão sofra da doença. No entanto, na cidade de Araras, essa taxa é sensivelmente superior à estatística global, com mais de 20 pessoas afetadas em um total de 800 habitantes.

De acordo com as pesquisas médicas, os sintomas da doença começam a ser perceptíveis a partir dos cinco anos aproximadamente e, à medida que o paciente cresce, vão se agravando com o aumento exponencial das probabilidade de se contrair câncer.

Esse é o caso de Djalma Antônio Jardim, um habitante local de 38 anos, cujos sintomas começaram a se manifestar quando ele tinha nove anos. Os médicos demoraram mais de 20 anos para chegar a um diagnóstico preciso e, como consequência, ele teve que se submeter a mais de 50 intervenções cirúrgicas para a retirada de tumores da pele e para a recomposição facial.

Na opinião dos especialistas, a alta incidência da doença em Araras se deve ao fato de que em populações pequenas o risco de procriação entre portadores é superlativo, o que favorece uma transmissão genética de geração a geração.


Fonte: noticias.seuhistory.com

Inscreva-se para receber novos artigos e informações exclusivas por e-mai

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

FACEBOOK

Postagens populares

Arquivo do blog