Páginas

Pesquisar este blog

Cientistas descobrem novo mundo gigante, próximo e possivelmente habitável


Você ficou impressionado com a mega terra divulgada por astrônomos americanos?


Planeta megaterra descoberto a 13 anos-luz de distância da terra

Então o que acha desse aqui: um planeta potencialmente habitável — com grande possibilidade de ser rochoso como a Terra, e capaz de ter água líquida — a apenas 13 anos-luz de distância. 

Não só é o mundo com possibilidade de conter vida mais próximo já descoberto, como também é o mais velho deles. A descoberta acaba de ser publicada no periódico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”.

Orbitando ao redor da Estrela de Kapteyn, uma anã vermelha na constelação do Pintor, o novo planeta tem cerca de cinco vezes a massa terrestre. É um bocado, se comparado ao nosso mundo, mas, ainda assim, ele dá toda a pinta de ser similar à Terra em composição. 

APRENDA A CRIAR VÍDEOS
INCRÍVEIS SEM GASTAR

NADA COM EQUIPAMENTO
Kapteyn b, como acabou batizado, completa uma volta em torno de sua estrela a cada 48 dias terrestres, o que o coloca na distância exata de sua estrela-mãe para permitir a existência de água em sua superfície. Os cientistas tratam essa como a condição essencial para o estabelecimento da vida.

A questão é: há ou houve seres vivos em Kapteyn b? Olha só, no momento, ninguém sabe. O que já podemos dizer é que tempo para eles evoluírem não faltou. Ao que tudo indica, a Estrela de Kapteyn nasceu cerca de 11,5 bilhões de anos atrás. 

Para que se tenha uma ideia do que isso significa, é duas vezes e meia a idade da Terra! Caso a vida tenha surgido por lá com a mesma rapidez que por cá, houve tempo de sobra para que a evolução produzisse criaturas complexas e, quiçá, uma civilização avançada. 

Aliás, pressupondo um ritmo evolutivo similar ao terrestre, teria dado tempo para isso tudo acontecer antes mesmo que o Sistema Solar iniciasse sua formação, 4,6 bilhões de anos atrás!


Fonte: uol.com.br

Inscreva-se para receber novos artigos e informações exclusivas por e-mai

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

FACEBOOK

Postagens populares

Arquivo do blog