Páginas

Pesquisar este blog

Começo da guerra mundial pela água está próximo.


Gerra mundial por falta de água está proxima

Estudo sobre escassez de água traça mapa dos principais confrontos em um futuro próximo


Devido as mudanças climáticas, os rios tendem a inundar e a secar mais rápido, segundo um estudo recente, conduzido pelo Intergovernmental Panel on Climate Change. A escassez de água deve, possivelmente, ocorrer em algumas partes do mundo que já sofrem com problemas de fornecimento. Por isso, alguns cientistas políticos acreditam que conflitos em determinadas áreas se tornem mais intensos. Em uma tentativa para “rastrear” as futuras disputas por água ao redor do mundo, pesquisadores da Universidade do Estado do Oregon levaram uma década para reunir uma grande base de dados de intercâmbios internacionais - tanto alianças como conflitos - sobre a distribuição de recursos hídricos.
De acordo com os estudos, os países geralmente começam as disputas de maneira armada, mas, ultimamente, têm chegado a acordos pacíficos. Segundo Aaron Wolf, o geógrafo que liderou o projeto, a parte realmente interessante é como mesmo árabes e israelenses ou indianos e paquistaneses serão capazes de resolver suas diferenças e achar uma solução.

Atualmente uma boa parte dos casos de “rixas” entre países envolve a construção de represas. Na Turquia, o desentendimento é com o Iraque. Outra represa, que é construída na Etiópia, em uma região de nascentes do Rio Nilo, está desagradando Sudão e Egito. Uma situação semelhante ocorre no Tajiquistão, que quer erguer uma usina hidrelétrica na nascente do rio Amy Darya. Seria a represa mais alta do mundo, contudo a construção está gerando problemas com o vizinho Uzbequistão.

Conforme as previsões do Banco Mundial, quando a população mundial for 7% maior do que a de hoje, para cada aumento de um grau na temperatura, haverá 20% menos oferta de água. A produtividade agrícola pode cair 2% por década até o final do século, de forma que a demanda deverá crescer 14% até 2050.

Confira no mapa abaixo, onde serão os principais conflitos [EM INGLÊS] 




Fonte: seuhistory.com

Inscreva-se para receber novos artigos e informações exclusivas por e-mai

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

FACEBOOK

Postagens populares

Arquivo do blog