Páginas

Pesquisar este blog

NASA revela protótipo de uma nave mais rápida que a velocidade da luz, inspirada na Enterprise, de Jornada nas Estrelas



Alguns cientistas, engenheiros e artistas da NASA parecem estar decididos a representar o mundo real em uma batalha infinita com a ficção. Agora, um investigador da Agência Espacial Americana revelou o desenho de um protótipo de uma nave capaz de viajar a uma velocidade maior que a da luz, a qual a forma e a ideia lembram muito as da nave Enterprise, de Star Trek (Jornada nas Estrelas). Sem nem tentar esconder a semelhança, o projeto foi batizado de IXS Enterprise, em homenagem à saga da ficção científica espacial.

O seu funcionamento é baseado na propulsão por curvatura (também conhecida como warp drive ou impulso de distorção), uma tecnologia teórica que, segundo os cientistas, permitiria distorcer o espaço-tempo ao da nave, permitindo que ela se desloque a uma velocidade maior que a da luz. Graças a esse tipo de propulsão, a nave poderia, por exemplo, chegar até a estrela Próxima Centauri, localizada a 4,3 anos-luz da Terra, em apenas duas semanas.

O criador da IXS Enterprise, o pesquisador da NASA Harold White, trabalha para desenvolver o propulsor de curva desde 2010. Seu projeto tem chamado a atenção do mundo desde a revelação das imagens criadas pelo artista Mark Rademaker, em parceria com White. Para criar essas imagens detalhadas, Rademaker precisou de mais de 1.600 horas de trabalho.

O sucesso da iniciativa, ao menos do ponto de vista estético, é evidente. Contudo, somente o tempo mostrará se o seu desempenho e suas aplicações abrirão um novo caminho para a exploração espacial.


Fonte: seuhistory.com

Inscreva-se para receber novos artigos e informações exclusivas por e-mai

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

FACEBOOK

Postagens populares

Arquivo do blog