Páginas

Pesquisar este blog

A cada ano ficará pior! Mudanças climáticas aumentam número de trovões e relâmpagos


Devido as mudanças climáticas, aumentará consideravelmente a formação de raios e trovões. Para cada grau que a temperatura elevar, a queda de raios aumentará cerca de 12%, de acordo com um estudo realizado por especialistas das universidades da Califórnia e de Nova Iorque (Estados Unidos), publicado nesta semana pela revista Science.

Especialistas têm observado que os relâmpagos ocorrem mais frequentemente quando é mais quente do que quando está mais frio, mas, até agora, era impossível saber a quantidade de raios que pode ocorrer com a mudança climática.

As estimativas feitas até agora sobre este fenômeno foram baseadas na utilização de técnicas indiretas, que não eram muito sensível a fatores físicos tais como a taxa de precipitação, oferecendo uma ampla margem de erro.

A equipe liderada por David Romps lançou um novo sistema para o cálculo do risco de formação e relâmpagos, e testou os seus cálculos no território continental dos Estados Unidos, uma área onde foram obtidos dados muito confiável sobre esses fenômenos, nas últimas décadas.

Os pesquisadores validaram seus sistemas através da comparação dos dados teóricos com observações reais e, em seguida, aplicado em 11 modelos climáticos globais para prever o aumento da queda de raios no futuro. Os seus resultados indicam que os raios vão aumentar cerca de 12% para cada grau centígrado de aumento da temperatura do ar (média global).

Uma vez que os raios são o principal motivo de queimadas descontroladas, que em alguns casos cobrem grandes extensões de florestas e terras, e geram dióxido de nitrogênio que impacta o conteúdo atmosférico, o método desenvolvido pela equipe do professor Romps poderia ter implicações importantes para o monitoramento de queimadas descontroladas e a química atmosférica. Especialistas acreditam que o novo sistema pode ser utilizado para avaliar futuras mudanças nas taxas de raios em várias partes do mundo.

Inscreva-se para receber novos artigos e informações exclusivas por e-mai

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

FACEBOOK

Postagens populares